Blog sobre Endocrinologia

Silenciosa e perigosa: saiba o que é e quais são os tipos de diabetes

Silenciosa e perigosa: saiba o que é e quais são os tipos de diabetes

COMPARTILHAR:

O diabetes é uma condição de saúde crônica (de longa duração) que afeta a forma como seu corpo transforma alimentos em energia. Isso ocorre porque, seu corpo decompõe a maior parte dos alimentos que você come em açúcar (glicose) e o libera na corrente sanguínea. Quando o açúcar no sangue sobe, ele sinaliza ao pâncreas para liberar insulina. Com isso, a insulina age como uma chave para permitir que o açúcar do sangue entre nas células do seu corpo para ser usado como energia.

o Brasil é o 6º país do mundo com o maior número de pacientes com diabetes.
O Brasil é o 6º país do mundo com o maior número de pacientes com diabetes.

Com diabetes, seu corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la tão bem quanto deveria. Logo, quando não há insulina suficiente ou as células param de responder à insulina, muito açúcar no sangue permanece na corrente sanguínea. Com o tempo, isso pode causar sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, perda de visão e doenças renais.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IFD) o Brasil é o 6º país do mundo com o maior número de pacientes com diabetes. São cerca de 15,7 milhões de pessoas convivendo com a doença. Até 2045, a estimativa é que tenhamos no país cerca de 23,2 milhões de pacientes. Por ser uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial, se torna difícil de ser diagnosticada. A nova edição do Atlas estima que só no Brasil cerca de 5 milhões de pessoas não saibam que estão com diabetes. Existem três tipos principais de diabetes, confira:

Diabetes tipo 1

Acredita-se que esta doença seja causada por uma reação autoimune (o corpo ataca a si mesmo por engano). Essa reação impede que seu corpo produza insulina. Aproximadamente 5-10% das pessoas que têm diabetes têm tipo 1. Os sintomas geralmente se desenvolvem rapidamente e é diagnosticado em crianças, adolescentes e jovens adultos. Portanto, se você tem diabetes tipo 1, precisa tomar insulina todos os dias para sobreviver. Atualmente, ninguém sabe como prevenir esta doença.

Geralmente é diagnosticado em crianças, adolescentes e adultos jovens.
Geralmente é diagnosticado em crianças, adolescentes e jovens adultos.

Diabetes tipo 2

Com esta categorização da doença, seu corpo não usa bem a insulina e não consegue manter o açúcar no sangue em níveis normais. Cerca de 90% dos casos de diabetes no mundo são de pessoas que têm o tipo 2. Ele se desenvolve ao longo de muitos anos e geralmente é diagnosticado em adultos (mas cada vez mais em crianças, adolescentes e jovens adultos). Você pode não notar nenhum sintoma, por isso é importante fazer um teste de açúcar no sangue se estiver em risco. Lembre-se, o diabetes tipo 2 pode ser prevenido ou retardado com mudanças saudáveis ​​no estilo de vida:

  • Perdendo peso.
  • Comer alimentos saudáveis.
  • Sendo ativo.
Ainda não existe cura para o diabetes, mas perder peso, comer alimentos saudáveis ​​e ser ativo pode realmente ajudar.
Ainda não existe cura para o diabetes, mas perder peso, comer alimentos saudáveis ​​e ser ativo pode realmente ajudar.

Diabetes gestacional

Este diagnóstico se desenvolve em mulheres grávidas que nunca tiveram esta doença. Todavia, se você tem diabetes gestacional, seu bebê pode estar em maior risco de problemas de saúde. Este tipo da doença, geralmente desaparece após o nascimento do bebê. No entanto, aumenta o risco de diabetes tipo 2 mais tarde na vida. Seu bebê tem maior probabilidade de ter obesidade quando criança ou adolescente e desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

O diabetes gestacional geralmente desaparece após o nascimento do bebê.
O diabetes gestacional geralmente desaparece após o nascimento do bebê.

Pré-diabetes

Com o pré-diabetes, os níveis de açúcar no sangue são mais altos que o normal, mas não altos o suficiente para um diagnóstico de diabetes tipo 2. Este diagnótico aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame. Mas há boas notícias. Se você tem pré-diabetes, um programa de mudança de estilo de vida escrito em conjunto com um profissional de endocrinologia e por meio de um acompanhamento contínuo podem pode ajudá-lo a tomar medidas saudáveis ​​para revertê-lo.

O pré-diabetes aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.
O pré-diabetes aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.

Ainda não existe cura para o diabetes, mas perder peso, comer alimentos saudáveis ​​e ser ativo pode realmente ajudar. Outras coisas que você pode fazer para ajudar:

  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Evite ficar muito tempo sem comer;
  • Mantenha seu peso ideal;
  • Não fume;
  • Mantenha a pressão arterial controlada;
  • Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Anote os valores da glicemia;
  • Evite comer doces;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Procure um profissional especializado, que vai cuidar da sua saúde por dentro e por fora.

Tags do Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta.