Blog sobre Endocrinologia

Síndrome dos Ovários Policísticos: quando devo procurar um endocrinologista?

Síndrome dos Ovários Policísticos: quando devo procurar um endocrinologista?

COMPARTILHAR:

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é ​​um desequilíbrio hormonal causado pelos ovários (o órgão que produz e libera óvulos) produzindo hormônios masculinos em excesso. Se você tem SOP, seus ovários produzem níveis anormalmente altos de hormônios chamados andrógenos. Isso faz com que seus hormônios reprodutivos fiquem desequilibrados. Como resultado, as pessoas com SOP geralmente apresentam ciclos menstruais erráticos, falta de menstruação e ovulação imprevisível. Pequenos cistos podem se desenvolver em seus ovários (sacos cheios de líquido) devido à falta de ovulação (anovulação). No entanto, apesar do nome “policístico”, você não precisa ter cistos nos ovários para ter SOP.

A SOP é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina. Também pode aumentar o risco de outras condições de saúde. Seu médico pode tratar a SOP com base em seus sintomas e se você planeja ter filhos.

A SOP é ​​um desequilíbrio hormonal causado pelos ovários
A SOP é ​​um desequilíbrio hormonal causado pelos ovários

SOP e endocrinologia

Somente um profissional especializado em endocrinologia poderá avaliar corretamente todas as disfunções metabólicas para realizar um tratamento adequado. Por isso é de extrema importância que a paciente realize um tratamento em conjunto com um endocrinologista, que além de avaliar outras doenças metabólicas associadas a SOP (como resistência insulínica, obesidade e diabetes), poderá ajudar a tratá-las e preveni-las. É uma oportunidade de uma mudança da qualidade de vida.

Quem pode ter SOP?

Uma mulher pode ter SOP a qualquer momento após a puberdade. A maioria das pessoas é diagnosticada na faixa dos 20 ou 30 anos, quando está tentando engravidar. Você pode ter uma chance maior de contrair SOP se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou se outras pessoas da sua família tiverem SOP.

Quão comum é a SOP?

A SOP é muito comum – até 15% das mulheres em idade reprodutiva a apresentam.

A maioria das mulheres é diagnosticada com SOP na faixa dos 20 ou 30 anos, quando está tentando engravidar.
A maioria das mulheres é diagnosticada com SOP na faixa dos 20 ou 30 anos, quando está tentando engravidar.

Sintomas e causas da Síndrome dos Ovários Policísticos

Qual é a principal causa da síndrome dos ovários policísticos?

A causa exata da SOP é desconhecida. Há evidências de que a genética desempenha um papel. Vários outros fatores também desempenham um papel na causa da SOP:

  • Níveis mais altos de hormônios masculinos chamados andrógenos: altos níveis de andrógenos impedem que os ovários liberem óvulos (ovulação), o que causa ciclos menstruais irregulares. A ovulação irregular também pode causar o desenvolvimento de pequenos sacos cheios de líquido nos ovários. O andrógeno alto também causa acne e crescimento excessivo de pelos nas mulheres.
  • Resistência à insulina: O aumento dos níveis de insulina faz com que os ovários produzam e liberem hormônios masculinos (andrógenos). O aumento do hormônio masculino, por sua vez, suprime a ovulação e contribui para outros sintomas da SOP. A insulina ajuda o corpo a processar a glicose (açúcar) e usá-la como energia. A resistência à insulina significa que seu corpo não processa a insulina corretamente, levando a altos níveis de glicose no sangue. Nem todos os indivíduos com resistência à insulina têm glicose elevada ou diabetes, mas a resistência à insulina pode levar ao diabetes. Ter excesso de peso ou obesidade também pode contribuir para a resistência à insulina. Um nível elevado de insulina, mesmo que sua glicemia esteja normal, pode indicar resistência à insulina.
  • Inflamação de baixo grau: Pessoas com SOP tendem a ter inflamação crônica de baixo grau. Seu médico pode realizar exames de sangue que medem os níveis de proteína C reativa (PCR) e glóbulos brancos, que podem indicar o nível de inflamação em seu corpo.
Você pode ter uma chance maior de contrair SOP se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou se outras pessoas da sua família tiverem SOP.
Você pode ter uma chance maior de contrair SOP se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou se outras pessoas da sua família tiverem SOP.

Quais são os sintomas da síndrome do ovário policístico?

Os sintomas mais comuns da SOP incluem:

Períodos irregulares: A menstruação anormal envolve falta de períodos ou ausência total de períodos. Também pode envolver sangramento intenso durante os períodos.

Crescimento anormal de pêlos : Excesso de pêlos faciais e crescimento intenso de pêlos nos braços, tórax e abdômen ( hirsutismo ). Isso afeta até 70% das mulheres com SOP.

Acne: A SOP pode causar acne , especialmente nas costas, peito e rosto. Esta acne pode continuar após a adolescência e pode ser difícil de tratar.

Obesidade: cerca de 80% das mulheres com SOP estão acima do peso ou têm obesidade e têm dificuldade para perder peso.

Escurecimento da pele: Manchas de pele escura, especialmente nas dobras do pescoço, axilas, virilha (entre as pernas) e sob os seios, causadas especialmente pelo aumento de produção de insulina.

Cistos: muitas mulheres com SOP têm pequenas bolsas de líquido nos ovários.
Marcas de pele: marcas de pele são pequenas abas de pele extra. Eles são frequentemente encontrados nas axilas ou no pescoço em mulheres com SOP.

Queda de cabelo: Pessoas com SOP podem perder mechas de cabelo na cabeça ou começar a ficar careca.

Infertilidade: A SOP é a causa mais comum de infertilidade feminina . A diminuição da frequência ou a falta de ovulação podem resultar na incapacidade de conceber.

Posso ter SOP, mas não apresentar sintomas?

Sim, é possível ter SOP e não apresentar nenhum sintoma. Muitas pessoas nem percebem que têm a doença até que tenham problemas para engravidar ou ganhem peso por razões desconhecidas. Também é possível ter SOP leve, onde os sintomas não são graves o suficiente para você perceber.

Como é tratada a síndrome do ovário policístico?

Seu médico determinará o tratamento com base em seus sintomas, histórico médico e outras condições de saúde e se você deseja engravidar. Os tratamentos podem incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida ou uma combinação de ambos.

Posso prevenir a SOP ou seus efeitos?

Você pode ter uma chance maior de contrair SOP se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou se outras pessoas da sua família tiverem SOP.
Você pode ter uma chance maior de contrair SOP se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou se outras pessoas da sua família tiverem SOP.

Não existe uma maneira comprovada de prevenir a SOP, mas você pode tomar pequenas medidas para reduzir seus sintomas. Por exemplo, comer alimentos nutritivos, fazer exercícios regularmente e controlar seu peso podem ajudar a evitar os efeitos da SOP.

Síndrome dos Ovários Policísticos: PERSPECTIVA / PROGNÓSTICO

A síndrome do ovário policístico nunca desaparece?

As alterações hormonais causadas pela menopausa podem fazer com que a SOP desapareça, mas nem sempre. Às vezes, o desequilíbrio dos hormônios continua na menopausa, o que significa que seu desequilíbrio não muda com a idade. Se seus sintomas o incomodam ou afetam sua qualidade de vida, converse com seu médico para que ele recomende o tratamento de seus sintomas.

A SOP me coloca em risco para outras condições de saúde?

Foi demonstrado que a SOP coloca você em maior risco de várias condições de saúde, incluindo:

  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Doença cardiovascular
  • Hiperplasia endometrial
  • Câncer de endométrio
  • Distúrbios do sono, como apnéia do sono
  • Depressão e ansiedade.

Converse com seu médico para garantir que você entenda os riscos de desenvolver essas condições.

Tags do Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta.