Blog sobre Endocrinologia

Infertilidade e disfunção erétil: os impactos causados pela obesidade na saúde do homem

Infertilidade e disfunção erétil: os impactos causados pela obesidade na saúde do homem

COMPARTILHAR:

Um dos principais problemas de saúde pública no Ocidente é a obesidade. O prejuízo na qualidade de vida está ligado a vários distúrbios metabólicos causados ​​pelo excesso de tecido adiposo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde OMS, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças e este número continua aumentando. No Brasil, os homens representam 57% da população obesa.

Hipogonadismo

A obesidade tem sido a principal vilã da causa de hipofunção testicular no homem, o hipogonadismo. O grande volume de tecido adiposo é a base da obesidade e suas comorbidades. Em particular, a obesidade masculina é frequentemente associada a baixos níveis de testosterona total (TT).

A obesidade pode prejudicar praticamente todos os aspectos da sua saúde, desde encurtar a vida e contribuir para condições crônicas.

O hipogonadismo é frequentemente subdiagnosticado, apesar de seu grande impacto na qualidade de vida. Pode causar disfunção erétil, ginecomastia, baixa densidade mineral óssea, baixa libido e sarcopenia. Além disso, baixos níveis de testosterona exacerbam a obesidade masculina, facilitando a deposição de tecido adiposo em locais viscerais. Essa interação entre tecido adiposo e testículo cria um ciclo vicioso com deterioração do estado de saúde e qualidade de vida.

Mas calma, a boa notícia é que eu tenho para te dar é que vários estudos demonstraram que a redução de peso é capaz de reverter o quadro e aumentar a longevidade. Para quebrar este ciclo vicioso que mencionei acima, a perda de peso é primordial no combate ao hipogonadismo associado à obesidade. E quanto maior esta perda, maior a chance de reversão do hipogonadismo. Quanto maior a redução de tecido adiposo maior também é a restauração da função testicular.

A obesidade e a saúde do homem

A obesidade tem sido a principal vilã da causa de hipofunção testicular no homem, o hipogonadismo. No Brasil, os homens são 57% da população obesa.

A obesidade pode prejudicar praticamente todos os aspectos da sua saúde, desde encurtar a vida e contribuir para condições crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, até interferir na função sexual, respiração, humor e interações sociais. Procure ajuda e acompanhamento médico especializado em Endocrinologia, seu papel é fundamental no estabelecimento de metas de perda de peso, fornecendo motivação e apoio e implementando protocolos associados a programas de perda de peso.

Tags do Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta.