A glândula tireoide é um pequeno órgão (localizado na frente da traqueia, no pescoço), que produz hormônios que ajudam a controlar muitas funções vitais do corpo humano. Ela tem a forma de uma borboleta, menor no meio com duas asas largas que se estendem ao redor da garganta.
Quando esta glândula não funciona corretamente, ela pode afetar o corpo como um todo. Caso o seu corpo produza muito hormônio da tireoide, você poderá desenvolver uma condição chamada hipertireoidismo. Agora, se o seu corpo produzir muito pouco hormônio da tireoide, isso é chamado de hipotireoidismo. Ambas as condições são graves e precisam ser tratadas e acompanhadas por um especialista em endocrinologia.

O que a tireoide faz?
A tireoide tem um papel muito importante no corpo – liberando e controlando os hormônios tireoidianos que regulam o metabolismo. O metabolismo é um processo onde a comida que você ingere é transformada em energia. Portanto, essa energia é usada para manter muitos dos sistemas do corpo funcionando corretamente. Então, pense sempre no seu metabolismo como um gerador, ele absorve energia bruta e a usa para alimentar algo maior.
A tireoide controla seu metabolismo com alguns hormônios específicos – T4 (tiroxina, contém quatro átomos de iodeto) e T3 (triiodotironina, contém três átomos de iodeto). Portanto, esses dois hormônios são criados pela glândula e informam às células do corpo quanta energia usar. Quando sua glândula funciona corretamente, ela manterá a quantidade certa de hormônios para manter seu metabolismo funcionando na taxa certa. À medida que os hormônios são usados, a tireoide cria substitutos.

Tudo isso é supervisionado pela hipófise. Localizada no centro do crânio, abaixo do cérebro, a hipófise monitora e controla a quantidade de hormônios tireoidiano na corrente sanguínea. Portanto, quando a hipófise detecta uma falta de hormônios da tireoide ou um alto nível de hormônios em seu corpo, ela ajustará as quantidades com seu próprio hormônio. Esse hormônio é chamado de hormônio estimulante da tireoide (TSH). Neste caso, o TSH será enviado para a tireoide e dirá à glândula o que precisa ser feito para que o corpo volte ao normal.
Os sintomas de hipotireoidismo em adultos, são:
- Diminuição da memória;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares e articulares;
- Sonolência;
- Depressão;
- Dificuldade em perder peso;
- Ganho de peso repentino;
- Inchaço;
- Intolerância ao frio.
O adulto com hipertireoidismo apresenta:
- Palpitação;
- Agitação;
- Tremores;
- Pouco sono;
- Sensação de muita energia;
- Cansaço;
- Câimbras;
- Perda de peso, embora a fome seja exagerada;
- Aumento do número de evacuações;
- Sensação de calor;
- Sudorese constante.
Quem é afetado pela doença da tireoide?
A doença da tireoide pode afetar qualquer pessoa – homens, mulheres, bebês, adolescentes e idosos. Por isso, ela pode ode estar presente no nascimento (normalmente hipotireoidismo) e pode se desenvolver com a idade (muitas vezes após a menopausa em mulheres).
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), aproximadamente 60% da população sofre algum problema relacionado à tireoide, mas apenas 5% deste percentual de casos apresenta riscos para os pacientes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de tireoide de 2020 a 2022 é de 1.830 em homens e 11.950 em mulheres, totalizando 13.780 casos no país.

As principais doenças relacionadas à tireoide:
- Hipotireoidismo;
- Hipertireoidismo;
- Bócio;
- Nódulos;
- Câncer;
- Tireoide de Hashimoto
Por isso, se você suspeita que está com alguma dessas doenças procure um médico endocrinologista para investigação e início do tratamento. Lembre-se, um dia a mais com sintomas e sem tratamento, significa também um dia a menos longe da cura. Não deixe a sua saúde para depois.